quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Falta de Saneamento Básico em Casais Monizes: uma resposta que não convence



Por Carlos Carujo

Como foi aqui noticiado, o Projecto de cidadania "Dar a vez e a voz aos cidadãos" apresentou na Assembleia Municipal um requerimento em que questionava a Câmara pela ausência de saneamento básico em Casais Monizes, na freguesia de Alcobertas.
A este requerimento respondeu em Assembleia Municipal o Vice-Presidente da Câmara assinalando duas causas para a situação (conforme a acta da reunião): em primeiro lugar, teria sido uma "opção feita pela população aquando da execução das redes, já que só poderia ser executada a rede de água ou a rede de saneamento e a população optou pela rede de água em detrimento da rede de saneamento"; em segundo lugar "adiantou ainda que se encontra em negociação a criação de uma empresa que integrará os municípios do oeste e que ficará responsável pela rede em baixa de água e também de saneamento, que se espera vir a colmatar as necessidades que ainda se verificam no Concelho."
Quando muito, a primeira das causas poderia ter sido apontada há muitos anos atrás para ser justificação deste facto mas trazê-la hoje ao debate é apenas desviar o debate do essencial. Para além do mais, a história conta-se na memória de algumas pessoas de forma diferente (que a escolha seria entre a construção do saneamento básico ou a construção de vias de acesso), sendo que tal processo parece não constituído uma recolha de opiniões isenta e informada e sendo ainda que não se escolhe entre direitos mínimos que o Estado tem o dever de assegurar aos cidadãos.
Quanto à segunda das causas parece também não ser válida. Ao que se percebe da justificação do Vice-Presidente da Câmara ainda não existiria uma empresa intermunicipal de águas no Oeste em que estivesse integrado o concelho de Rio Maior. Contudo ela existe, como se pode ver aqui. E tem um mesmo um plano de empreitadas onde não está incluída a construção do saneamento básico em Casais Monizes.
Sendo assim, então afinal porque não se constrói o saneamento básico?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue